Quinta-feira, 24 de abril de 2025
Última Modificação: 24/04/2025 11:14:05 | Visualizada 14 vezes
Ouvir matéria
No dia 13 de fevereiro de 2025, a Estação Ecológica Municipal Dr. Orlando Sanchez, em Nova Tebas, foi novamente cenário de um importante registro científico: a coleta da raríssima _Oxalis niederleiniana__ , uma espécie com apenas dois registros anteriores no Brasil, sendo um no Parque Nacional do Iguaçu e outro aqui mesmo, em nossa Estação Ecológica.
A coleta foi feita durante uma excursão pela Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas - Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFAP-UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Adela María Panizza , acompanhada dos pesquisadores de Campo Mourão, Marcelo Caxambu, Tatiane Monteiro Ré e Paula Procópio. A equipe foi recebida com apoio logístico da Prefeitura e se dirigiu até o local exato onde a espécie havia sido registrada anteriormente, com base em coordenadas GPS. A planta foi encontrada às margens do rio e coletada para estudos em herbário e análises filogenéticas.
O projeto está inserido em uma pesquisa sobre o gênero _Oxalis,_ o maior da família Oxalidaceae, que ainda carece de estudos aprofundados, principalmente na América do Sul. Essa descoberta em Nova Tebas contribuirá para avaliar o monofiletismo de um grupo importante dentro do gênero _Oxalis,_ além de gerar conhecimento sobre diversidade, morfologia e distribuição geográfica das espécies.
Esse é mais um motivo de orgulho para nosso município! Seguimos investindo e apoiando ações que valorizam o meio ambiente, a ciência e a preservação da biodiversidade.