Terça-feira, 05 de março de 2024
Última Modificação: 05/03/2024 14:35:45 | Visualizada 85 vezes
Ouvir matéria
NOVA TEBAS FOI UMA DAS 50 CIDADES PARANAENSES SELECIONADA PARA ADERIR AO PROGRAMA DA ITAIPU
O prefeito Clodoaldo, juntamente com o vice Pedro Lourenço, Secretário Rodrigo e técnicos da secretaria, participaram do evento de assinatura de adesão ao Programa de Gestão de Resíduos Sólidos – Expansão Paraná, que ocorreu na última quinta-feira (22) no Centro de Recepção dos Visitantes da Itaipu em Foz do Iguaçu com a presença do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri e também do diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni.
Esse Programa integra a área de saneamento básico da iniciativa ITAIPU e visa contribuir para a inclusão social de catadores por meio da estruturação de Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs). O convênio assinado pelo município prevê recursos para compra de equipamentos, assim como obras de melhorias para o aterro sanitário já existente em Nova Tebas.
A expansão do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos pretende levar aos municípios a metodologia já consolidada de reciclagem de resíduos sólidos da região. Para conhecer um pouco dessa experiência, foi realizado uma visita a UVR da Associação de Catadores de Resíduos de Santa Terezinha de Itaipu (Acaresti). Pois, o município atua na reciclagem há duas década, e é considerada modelo, conciliando a valorização dos catadores com as campanhas de educação da população para a separação correta dos resíduos.
Segundo o diretor-geral, o objetivo é que os municípios contemplados, repliquem os modelos bem-sucedidos que a Itaipu desenvolve há muitos anos, e assim possam irradiar a experiência de reciclar gerando renda aos catadores. Pois, a intenção é valorizar não só os recicláveis, mas, principalmente, os catadores.
A expansão do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos tem a parceria do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar) e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que irão coordenar a implantação das UVRs em diferentes etapas.