Terça-feira, 07 de dezembro de 2021
Última Modificação: 07/12/2021 10:49:24 | Visualizada 2876 vezes
Ouvir matéria
INAUGURAÇÃO DO AMBULATÓRIO MÉDICO DE ESPECIALIDADES
O espaço prestará diversos serviços de especialidades e atenderá Nova Tebas, assim como os demais municípios da 22ª regional de Saúde
No último sábado, dia 27, foi inaugurado no município de Ivaiporã o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), sob responsabilidade do Consórcio Intermunicipal da Saúde – CIS/Ivaiporã. O AME é um laboratório multiprofissional, e atenderá seis linhas de cuidado: Gestantes, Crianças, Hipertensos, Diabéticos, Saúde do Idoso e Saúde Mental.
A inauguração contou com a presença de autoridades e prefeitos de toda a região. Representando o Governo do Estado, a Diretora da 22ª Regional de Saúde, Eleane Rother explicou que fortalecer os ambulatórios médicos especializados é uma meta do Governo. “Nosso objetivo é trazer mais próximo da população as especialidades médicas, descentralizando apenas dos grandes centros, melhorando assim a qualidade de vida e a saúde da população do Paraná”, explicou Eleane.
O Prefeito de Nova Tebas e Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ivaiporã Clodoaldo Fernandes agradeceu os colegas prefeitos pela sensibilidade e entendimento de que investir em saúde é importante, “quero agradecer aos prefeitos da 22ª regional, por compreenderem que investir em saúde é investir no cuidado das pessoas. Sabendo disso, não mediram esforços para investir nesse ambulatório”, explica.
Ele explica que com esse novo espaço o município de Ivaiporã ganha, porém os municípios da região que serão atendidos no AME também saem ganhando em espaço, em qualidade, em tecnologia e em resolutividade. “Nosso trabalho é para cada vez mais trazer a saúde mais próxima das pessoas, principalmente no que diz respeito as especialidades, e aos poucos esse objetivo está sendo alcançado! É um dia de muita alegria”, comemora Clodoaldo.
A Coordenadora do AME, Enfermeira Karen Patricia Wilke Ferreira Rocha, explica que o ambulatório trabalha as condições crônicas de forma diferente. “O objetivo é a mudança de comportamento e o respeito ao paciente, trazendo o portador da condição crônica como protagonista da mudança e responsável pelo sucesso do seu tratamento”, finaliza.
Ficou curioso e quer saber como ter acesso ao AME? O acesso acontece através da Atenção Primária do município. Ou seja, ainda no atendimento da UBS o paciente é estratificado, e os casos mais complexos são compartilhados com o AME.
O AME RESPEITA O INDIVÍDUO E O APOIA A VIVER MELHOR
VIVA O SUS!