Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019
Última Modificação: 11/03/2019 15:06:42 | Visualizada 2658 vezes
Ouvir matéria
Pelo segundo ano consecutivo, Nova Tebas, na região central do Paraná, esteve mobilizada para a campanha Viva seu Município. Apesar de contar com apenas 7.398 habitantes, a extensão de 544 Km² e aproximadamente 1.600 km de estradas rurais dificultavam a aproximação entre a comunidade e a administração municipal.
Para garantir o envolvimento de todos os moradores, não só os da área urbana, o prefeito Clodoaldo Fernandes dos Santos conta que a prefeitura e as oito secretarias adotaram uma prática. “Desde o primeiro ano de mandato temos essa preocupação. Ano passado, fizemos a campanha Viva seu Município e, dali em diante, passamos a instalar o gabinete itinerante em diferentes pontos às sextas ou sábados”, conta. Para oferecer o atendimento a todas as comunidades e coletar as sugestões, eles seguem uma intensa agenda.
Os secretários participam para trocar informações por área, assim como as associações, que ganharam mais força e representatividade com o governo municipal. Para investimentos – dos pequenos aos grandes –, a população é ouvida e opina acerca das prioridades. “Temos muitas associações, principalmente rurais, e, com esse resgate, passamos a tomar decisões com base na demanda. Por exemplo, serão R$ 2 milhões em equipamentos, que serão investidos no que a população precisa e não no que o político deseja”, revela.
Orçamento participativo
Como exemplo, Santos cita o grupo de mulheres que será beneficiado com uma cozinha industrial para profissionalizar a produção e a venda de produtos alimentícios e o conjunto de equipamentos agrícolas, como resfriadores de leite, para os pecuaristas. O prefeito e a secretária de Habitação Meio Ambiente e Turismo, Adriana Tavares Rocha – que enviou a boa prática para a Confederação Nacional de Municípios (CNM) por meio do site – se orgulham das iniciativas ao destacar os resultados.
O gabinete está de portas abertas para um diálogo constante. Penso que é melhor as pessoas falarem para a gente do que da gente. Opinar do que falar mal. Tem que movimentar, porque as pessoas não podem se sentir longe da gestão”, argumenta o gestor. Ele inclusive disponibilizou o celular pessoal e o e-mail para quem precisar entrar em contato direto com ele.
“A campanha Viva seu Município facilitou o diálogo com a população explicando a crise do país hoje. Realizamos ações nas academias de saúde, comunidades rurais, encontros de professores e enfermeiros do Município explanando a gestão 2017 e 2018 juntamente com as prestações de contas”, detalhou Adriana. Para a secretária, ao tornar a gestão democrática e participativa, você dá a oportunidade para as pessoas contribuírem com opiniões e sugestões construtivas. As fotos do último evento são a prova disso.