Covid-19

COVID-19

Dengue

PORTAL DA
DENGUE

Carta de Servico

CARTA DE
SERVIÇOS

Acessibilidade

Lançamento do Programa Não as Drogas

Sábado, 12 de maio de 2018

Última Modificação: 15/05/2018 10:44:08 | Visualizada 746 vezes


Ouvir matéria

No último sábado, dia 12, aconteceu no Salão Paroquial de Nova Tebas, o lançamento do Programa Não as Drogas. O evento contou com a participação do Prefeito Clodoaldo Fernandes dos Santos, seu vice Pedro Lourenço, Vereadores, Polícia Militar, chefe do Núcleo Regional de Educação de Pitanga Jonas Crensiglova, Professores da rede Municipal e da rede Estadual.

Segundo dados estatísticos, 2,6% dos brasileiros entre 15 e 64 anos consomem maconha, produzida principalmente no Paraguai e nos estados brasileiros de Pernambuco, Bahia, Maranhão e Pará.

No Município de Nova Tebas, não se tem um estudo que acuse a porcentagem de usuários de drogas ilícitas, porém, sabe-se que há o comércio e o uso das mesmas.

Pioneiro entre os municípios do Estado do Paraná, o Programa visa o combate às drogas desde a infância até a idade adulta. Segundo a Secretária de Educação Suzana Nascimento Borges, na condição de professores ...”Muitas vezes somos referência na vida de crianças, jovens e adolescentes por passarmos parte do nosso dia com eles. Esse vínculo nos faz fortes no combate às drogas, nos faz acreditar que é papel também do educador fazer parte de um programa tão grande e tão promissor quanto este que está sendo lançado.

Quando a educação se propõe a enfrentar uma questão social além da aprendizagem intelectual, além do ato de ensinar a ler e escrever. Nós professores queremos dizer "SIM VOCÊ É IMPORTANTE PARA MIM!!!", "SIM EU ME IMPORTO COM VOCÊ!!!" Por isso acredito que o trabalho de orientar, informar, demonstrar que o outro é importante faz parte do nosso papel de educador, faz parte da arte de transformar pessoas pelos nossos bons exemplos”...

  Além da Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Assistência Social também está engajada no combate às drogas e aderiu ao programa. Segundo a Secretária de Assistência Social Roseli Godoi ...” haja visto que atendemos crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, sendo este público que convive hoje com uma sociedade usuária de drogas, para combater, temos que enfrentar, apresentando as causas e consequências que as drogas trazem. Sejam elas lícitas ou ilícitas. As informações são necessárias, ou seja, a prevenção consiste também em “chegar antes”, por meio de informações. O trabalho socioassistencial neste programa visa a intervenção realizada dentro de diferentes enfoques, como a divulgação de informações que possa fortalecer atitudes saudáveis com alternativas como esporte, cultura e também atividades que estimulem a funcionalidade e o reforço da família, na atenção aos filhos”...

Comprometida também com o desenvolver deste programa, a Secretaria de Saúde entrará com as equipes do ESF, NASF, Vigilância e Academia de Saúde, assuntos relacionados aos determinantes biopsicossociais do uso das drogas e seus efeitos no comportamento humano e sua relação com a adolescência. No qual terão por objetivo principal gerar consciência dos determinantes do próprio comportamento para que o público seja capaz de exercer um melhor processo de escolha e autocontrole frente às circunstâncias relacionadas ao uso das drogas.

 Veja Também